Um homem estranho enviou um pedido de amizade no Facebook. Não conheço ele, mas tem uma bonita foto de perfil, então você aceita.
Quem sabe, seu filho/a está indo para a escola pela primeira vez. Ele parece tão lindo, você todo orgulhoso (a), “tira” uma foto e posta no Facebook para todos os seus amigos e familiares. Na foto, o logotipo no uniforme revela o nome da escola. Alguns cliques e pronto, o momento está registrado. O que você não percebe é que as consequências podem ser terríveis.
Aquele estranho (a) que você adicionou à lista de amigos, salvou a foto que você postou e a colocou em um catálogo online, que é enviado para centenas de homens pelo mundo afora. Embaixo, a propaganda:
“Fresca, garota brasileira. Menos de 6 anos. Apenas US$5.000”!
Você acabou de dar a foto de sua menina (o) para um traficante, entregou-lhe o nome e a localização exata da escola numa bandeja.
O horror começa quando, algumas semanas mais tarde, você vai à escola buscar sua filha/sobrinha/neta. Você espera no portão, e nada. Você entra na escola, procura por toda parte, e não a encontra.
Poucos sabem, a menina (o) foi vendida para um pedófilo, e agora está a caminho de outro país com uma sacola sobre sua cabeça, confusa, com medo e a chorar com um homem que ela nunca tinha visto antes. Agora ela não sabe onde seus pais estão, para onde está indo, ou o que vai acontecer com ela.
Fique atento
“Então: Jamais adicione desconhecidos no facebook! É melhor ter um amigo a menos do que passar por esse pesadelo.
Pare de postar tudo sobre sua vida no facebook. Jamais aceite solicitações de amizade de pessoas desconhecidas. E o mais importante: não poste fotos de crianças! Elas muitas vezes acabam nas mãos erradas. Por favor, compartilhe em nome de todas as crianças”.
A internet é perfeita para anunciar aos quatro ventos (em fotos e vídeos) como o sorriso do bebê é lindo ou o quanto o seu filho é engraçado. Difícil resistir à tentação de usar a rede para compartilhar o dia a dia dos pequenos, especialmente quando ele é também grande parte da rotina da família. Mas há pais que ignoram as consequências da exposição virtual, que pede mais discrição do que os brasileiros vêm tendo. Os riscos são sujeitar as crianças a constrangimentos entre os amigos, seja agora ou futuramente, ou mesmo dar de bandeja informações sobre a rotina do seu filho a pessoas mal-intencionadas.
vcbela.
Postar um comentário